Reunimos algumas dúvidas freqüentes envolvendo vidro blindado.



O que é delaminação e porque ocorre?

É o descolamento das camadas que compõem um vidro laminado ou blindado. Ela pode ser causada por inúmeros fatores, desde as reações resultantes da composição do produto até as condições de uso e conservação do veículo blindado. Exposição a ambientes severos de calor e umidade podem acelerar esse processo. O prazo de garantia contra a delaminação varia de fabricante para fabricante. A delaminação é facilmente notada pelas bolhas de ar esbranquiçadas que aparecem nos vidros. Um vidro balístico é formado, em geral pelos seguintes materiais: vidro (tipo cristal-float), poliuretano e policarbonato. Embora dependa do nível de blindagem e da tecnologia desenvolvida pelo fabricante.

O vidro delaminado perde a resistência balística?

Sim, tudo depende do grau e de sua localização no vidro. Diante de qualquer suspeita, leve-o à fábrica da Glasstech (ou solicite o técnico) que fará uma análise técnica sobre o que seria viável para a solução do problema. A Glasstech, realiza reautoclavagem (trata-se do processo de eliminar delaminação em vidro blindado e fazer com que ele volteàs características iniciais), mas caso não tenha chance de recuperação será providenciada a fabricação de um novo vidro blindado para substituição.

Que motivos podem levar um vidro a trincar?

A trinca pode ser desencadeada opr três fatores: impacto forte (uma pedrada, por exemplo, pode deixar uma fissura que, depois, provoca a fissura). Choque térmico (causado por variações bruscas de temperatura, como levar a um lava rápido um veículo que ficou exposto ao sol por muito tempo. Em razão da espessura do vidro blindado (21 mm para nível III-A), ele absorve uma quantidade de calor muito maior e a trinca aparece na hora. Torção de carroceria: os vidros são parte da estrutura do veículo, assim, a falta de cuidado em lombadas, valas ou outros choques violentos podem afetar a carroceria e pressionar os vidros.

O vidro blindado continua seguro após o término da garantia?

A proteção balística não termina com o fim da garantia. Como ocorre com qualquer produto, a garantia se refere ao período em que a manutenção ou a reposição são de responsabilidade do fabricante. A proteção balística é mantida, desde que a integridade física do vidro esteja preservada. A Glasstech dá garantia de 3 anos para os vidros utilizados na blindagem e 12 meses para reautoclavagem.

É possível abrir os vidros de um veículo blindado?

Sim. Mas é evidente que um veículo deixa de ofereceer a segurança de um blindado se os vidros estiverem abertos. Por questão de segurança os vidros traseiros são mantidos fixos e somente os dianteiros permanecem operáveis (a norma determina que os vidros dianteiros abaixem, no máximo 75%.